Tegenungan Waterfall, tudo que você precisa saber

Índice deste post:

  1. Sobre o lugar
  2. Como chegar
  3. Quanto custa e horário de funcionamento
  4. É possível nadar?

Sobre o lugar

A Tegenungan Waterfall foi o nosso primeiro passeio na Indonésia, e chegamos bem cedo, o que nos permitiu aproveitar ao máximo! A cachoeira está envolta por uma floresta exuberante, e o som da água caindo cria uma sensação de paz, principalmente se você conseguir chegar antes das multidões, é claro!

Ela tem cerca de 15 metros de altura, e você pode nadar um pouco na piscina abaixo das quedas. Inclusive, em dias ensolarados você pode até ver um grande arco-íris.

É basicamente a cachoeira mais famosa e movimentada de Bali, acho que compete esse pódio com a Kanto Lampo Waterfall.

É importante notar que este não é o refúgio tranquilo que você talvez esteja esperando. A Tegenungan Waterfall está bastante urbanizada, com muitas lojas, restaurantes, um beach club e áreas decoradas para tirar fotos. Está se tornando uma armadilha turística, assim como muitos outros lugares na Indonésia. Portanto, esteja preparado para encontrar uma atmosfera mais movimentada e comercial quando visitar essa atração.

A maioria das fotos que você vê da Tegenungan Waterfall na internet, foram tiradas antes de todo esse agito turístico e construção nova. Mas ainda assim, acredito ser um lugar que vale apena conhecer.

Como chegar

A Cachoeira Tegenungan está localizada no distrito de Sukawati, em Bali. Essa é uma das cachoeiras mais próximas de Ubud, provavelmente por isso é uma das mais movimentadas. Está localizado apenas 10 km, 20 minutos dirigindo do centro.

Nós optamos por ir de moto, e a viagem foi bastante tranquila. Além disso, o caminho nos levou por paisagens deslumbrantes, passando por vilarejos pitorescos e campos de arroz. O estacionamento é gratuito e de fácil acesso. Para aqueles que não desejam dirigir, também é possível contratar um tour privado que inclua a visita à cachoeira em seu itinerário.

Ao contrário da maioria das cachoeiras na Indonésia, chegar à Tegenungan Waterfall é surpreendentemente fácil. Leva apenas de 5 a 10 minutos de caminhada a partir do estacionamento. Há escadas para facilitar o acesso, e você segue uma trilha ao lado do rio Petanu. Ao cruzar uma ponte de bambu (um pouco improvisada), você logo estará próximo à Tegenungan Waterfall.

Quanto custa e horário de funcionamento

A taxa de entrada da Cachoeira Tegenungan é de 20.000 IDR. O estacionamento para scooters é gratuito, enquanto o estacionamento para carros é de 5000 IDR.

O horário de funcionamento da Tegenungan Waterfall é das 6:30 da manhã às 6:30 da tarde, e ela está aberta para o público todos os dias da semana. No entanto, é importante observar que a cachoeira pode fechar temporariamente devido ao grande volume de água ou ao risco de deslizamentos de terra durante a temporada de monções. Essa estação ocorre entre os meses de abril e setembro, quando o calor e a umidade são elevados, resultando em chuvas torrenciais frequentes que podem causar inundações e danos. Portanto, é aconselhável evitar visitar durante essa época, pois ainda existe o risco de tufões.

É possível nadar?

Sim, é possível nadar na Tegenungan Waterfall, mas é fundamental tomar algumas precauções importantes. A cachoeira possui uma correnteza relativamente forte, então, se você é um nadador experiente, provavelmente ficará bem. Portanto, antes de mergulhar, é aconselhável observar os avisos e respeitar as orientações de segurança para uma experiência segura e agradável.

Você pode entrar na água até um ponto onde ela fica mais rasa e, se quiser tirar uma foto na água em frente à cachoeira, é seguro fazê-lo. Lembre-se de sempre colocar a segurança em primeiro lugar e respeitar as instruções fornecidas no local.

Se você decidir nadar na cachoeira, tome cuidado e aproveite a experiência com responsabilidade!

E é sempre bom lembrar que durante a estação de chuvas não é seguro nadar em cachoeiras devido ao grande volume de água.

Talvez te interesse também saber mais sobre a cachoeira KANTO LAMPO, dê uma olhadinha aqui!

Tem alguma duvida ou sugestão? Me escreve aqui!

Deixe um comentário