Onde comer em Ubud

Para mim, a comida de um país é parte essencial da experiência – cada aroma, textura e sabor conta uma história da cultura local. Por isso, comer bem e explorar novos lugares é um imperativo, esteja eu viajando ou não. Após passar algumas semanas nesta região, posso afirmar com entusiasmo que compilei uma lista completa de onde comer em Ubud. Então, prepare-se para mergulhar na riqueza da culinária local e experimentar tudo o que esta encantadora região tem a oferecer.

Índice deste post:

Comidas típicas da Indonésia

Na Indonésia, o arroz é um pilar fundamental da dieta e muitos pratos são complementados por uma variedade de acompanhamentos, como os satays (espetinhos grelhados), as tempehs fritas (feito a partir da fermentação de grãos de soja em folhas de bananeira) e os vegetais frescos. O uso habilidoso de ervas e especiarias, como o lemongrass (também conhecida como capim-limão, erva-cidreira ou capim-santo) e o tamarindo, cria uma experiência única da Indonésia.

Nós exploramos a culinária local de diferentes formas, desde os mercados tradicionais até os restaurantes modernos. Cada refeição é uma oportunidade de se aventurar.

Aqui vou deixar um pequeno guia dos principais pratos da Indonésia, já que a maioria dos cardápios para a minha tristeza não possui fotos e no começo eu me sentia bem perdida na hora de pedir as comidas.

Principais pratos para comer em Ubud

  • Nasi Goreng (Nasi = arroz, goreng = frito): É uma iguaria nacional que consiste em arroz frito com uma mistura de vegetais, ovos, carne (como frango, carne de porco ou camarão). Esse prato você vai encontrar em literalmente todos os restaurantes da Indonésia.
  • Sate: Os espetinhos de carne, conhecidos como sate, são uma parte central da comida de rua indonésia. A carne (geralmente frango, carne de porco, carneiro ou peixe) é espetada em palitos de bambu, grelhada sobre carvão e servida com molho de amendoim e uma porção de arroz ou lontong (arroz cozido em folhas de bananeira).
  • Gado-Gado: É uma salada composta por uma variedade de legumes cozidos, como feijão, batata, repolho e pepino. É regada com um saboroso molho de amendoim, muitas vezes servido com tofu frito e um ovo cozido.
  • Soto Ayam: Esta é uma sopa de frango aromática, geralmente preparada com caldo de frango, macarrão de arroz, legumes e uma combinação de especiarias, como o capim-limão e o gengibre.
  • Babi Guling: Este é um prato de leitão assado, recheado com uma mistura de especiarias e temperos tradicionais. Alem disso, é um prato popular em celebrações e festas.
  • Sambal: Um molho à base de pimenta, que varia em intensidade de acordo com a preparação.
  • Martabak: Uma panqueca recheada e frita, com versões doces e salgadas. A versão doce é muitas vezes recheada com chocolate, queijo e nozes, enquanto a versão salgada pode conter carne, ovos e vegetais.
  • Tempeh: Um alimento à base de soja fermentada, frequentemente frito ou grelhado e servido como prato principal ou como parte de outros pratos.
  • Mie Goreng: Por último, mas não menos importante, já que esse é um prato tão fácil de encontrar como o nasi goreng. O mie goreng é um prato de macarrão frito que combina macarrão cozido com uma mistura de ingredientes como legumes, carne, ovos e especiarias.

O que é um Warung

Não dá pra falar de comida na Indonésia sem falar dos Warungs!

Um “warung” é um tipo de estabelecimento de comida muito comum na Indonésia e em outras partes do Sudeste Asiático. Geralmente, é um restaurante pequeno que serve refeições caseiras e econômicas.

Então se você está viajando low cost como nós e quer comer baratinho, ou simplesmente quer experimentar uma comida local autêntica, esse vai ser seu lugar!

Dica: Um restaurante Warung sempre vai ser muito mais barato (cerca de metade do preço por prato) que os outros restaurantes e é muito fácil de identificar, já que todos possuem “warung” escrito na fachada junto com o nome do restaurante. Outra coisa importante é que os Warungs não costumam cobrar taxa de imposto e serviço que pode variar de 10% até 20% do valor total da sua comida. O que faz com que seja uma opção ainda mais conveniente para quem quer economizar.

Melhores restaurantes em Ubud

Aqui está uma lista de restaurantes que tivemos a chance de experimentar e realmente apreciamos a comida. Cada um deles possui sua própria singularidade, oferecendo a oportunidade de vivenciar experiências culinárias únicas.

Sun Sun Warung
Sem dúvida, este é um dos Warungs mais famosos que visitamos em Ubud. A comida é incrivelmente saborosa, apresentada com cuidado, e os preços são bastante atraentes. O ambiente é agradável, o atendimento é excelente e segue uma abordagem tradicional. Além disso, o restaurante oferece uma ampla variedade de opções veganas e vegetarianas. Sua localização central em Ubud facilita o acesso. Vale muito a pena conhecê-lo.

Restaurante local

Sweet Orange Warung
Diferente dos restaurantes anteriores, você precisará se aventurar um pouco para chegar até ele, mas é justamente esse caminho que faz dele especial. Situado no meio de belas plantações de arroz, o caminho para chegar lá é como um passeio pela natureza. E quando você finalmente chega, é recebido por uma decoração única, com cabeças de coco penduradas, criando uma atmosfera muito criativa. E a comida, ah, a comida é deliciosa e o preço também é muito atrativo.

Angel Warung
Em contraste com outros locais, este restaurante não possui fama ou status ‘instagramável’. Trata-se de um pequeno e modesto estabelecimento, situado no coração de Ubud. Descobrimos o lugar enquanto caminhávamos pela rua próxima ao nosso hotel, e nos apaixonamos pela comida que oferece. É não apenas deliciosa, mas também com preços bem acessíveis. Comemos lá quase todos os dias.

Sawobali Cake & Coffe Shop
É um pouco diferente dos outros, é um buffet de comida vegana, bem baratinho e você pode comer quantas vezes quiser. Mas não vai com a expectativa de um buffet que você encontra no Brasil, o restaurante é pequeno e simples. O único problema na minha opinião foi que esse estilo de restaurante na Indonésia serve a comida em temperatura ambiente. Isso faz com que alguns pratos não estejam na sua melhor versão. Se você também não está nada acostumada com comidas veganas, pode ser um pouco diferente demais pra você. Mas na minha opinião vale a experiência, nós experimentamos outros restaurantes veganos nesse estilo e esse foi o que mais gostamos.

In da Campound
Este lugar me lembra bastante a atmosfera do Sun Sun Warung. É muito tradicional, com uma excelente culinária que destaca pratos típicos e um atendimento amigável. Além disso, oferece preços muito acessíveis!

Taman Dedari
Esse é o restaurante mais “instagramável” que fomos na minha opinião. O lugar é muito lindo, composto por estátuas gigantes e impactantes. A comida estava gostosa, mas não a melhor que já comemos. Como você pode imaginar, todos esses restaurantes muito “instagramáveis” tem seu valor e lá não é diferente. Os valores são altos comparados com um Warung, mas vale cada centavo pela experiência, o lugar é realmente muito agradável e bonito. Ele fica localizado um pouco distante do centro de Ubud, dentro de um hotel. Pode parecer que você está no lugar errado quando chegar, mas é só informar ao segurança que você pretende ir no restaurante e ele te indicará o caminho.
Restaurante com estatuas

Zest Ubud
Este lugar foi uma das minhas grandes paixões em Ubud (em breve compartilharei minha paixão número um). O Zest é um restaurante vegano, e surpreendentemente, oferece uma experiência completamente única em comparação a todas as outras opções veganas que já experimentei. A qualidade dos ingredientes é notavelmente alta! Além disso, o cardápio apresenta uma variedade impressionante de opções, desde pratos italianos até hambúrgueres. No entanto, o verdadeiro destaque está no ambiente, que é extraordinariamente bonito e acolhedor. Eu poderia facilmente desfrutar de uma refeição lá pelo menos uma vez por dia, durante meses!

Restaurante vegano

Warung Citta Ovest Pizza & Pasta
Fugindo um pouco da tradição, esse Warung serve comida italiana, como você pode perceber pelo nome. Comemos pizza e adoramos! Inclusive, o preço é bom em comparação com outros restaurantes que servem comida italiana. Entretanto, o espaço é pequenininho, talvez tenha que esperar um pouco por uma mesa se for em um horário de maior movimento.

Popo’s Restaurant
O restaurante está localizado no mesmo local do hotel e oferece atividades diferentes para cada dia da semana, como jogos, karaokê e música ao vivo. Além disso, a comida tem um preço acessível, e apreciamos bastante a qualidade, tornando-nos frequentadores regulares do local.

Onde comer dumplings em ubud

La baracca Bali
Este restaurante italiano é uma verdadeira delícia, embora a comida seja um pouco mais cara em comparação com outros lugares, a experiência vale totalmente a pena e deve ser um lugar que você vá comer em Ubud. Quando você se senta, eles servem um pão fresco com azeite e vinagre balsâmico de boas vindas, maravilhoso! Nós fomos especialmente para experimentar a pizza de burrata com prosciutto e devo dizer que estava divina. É o tipo de sabor que vale cada centavo extra e definitivamente, um lugar para se deliciar com sabores italianos autênticos.

Bali Buda
Restaurante com clima delícia de comidinha natural e saudável. Além disso, restaurante está acompanhado de uma lojinha de produtos e comidas naturais e orgânicas bem gracinha e de qualidade.
Restaurante vegano e saudável para comer em ubud

Tukies Coconut Shop
Este lugar, sem sombra de dúvidas, conquistou meu coração na Indonésia. A única parte triste é que ele está situado unicamente em Ubud. Então, não perca tempo e coloque já na sua lista de onde comer em Ubud! Lá, tudo gira em torno do coco: sorvete, shakes, água de coco e muito mais. Mas, para mim, a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é experimentar o sorvete de coco servido no próprio coco, com um toque de açúcar de coco por cima. E não posso deixar de mencionar o sorvete na casquinha, que é verdadeiramente único em relação a outras sorveterias. Você nem precisa ser um amante árduo de coco para se apaixonar por essas delícias. Apenas vá e experimente!

Sorveteria em ubud

The Café Lótus
Esse café/restaurante é de uma empresa familiar inaugurado em 1983. O restaurante é famoso por ter uma vista linda para um lago com flores de lótus, o lugar tem uma vibe muito tranquila embora esteja localizado no coração de Ubud. Além disso, ele fica praticamente dentro do templo Pura Taman Kemuda, então muita gente passa por lá só para tirar fotos com o lago de lótus e o templo. A comida tem aquele preço que já sabemos de lugares “instagramáveis”, mas vale a pena, estava bem gostosa e bem feita.

Restaurante onde comer em ubud

Merlin’s Magic
Dessa lista esse foi o único restaurante que não fomos, mas resolvi colocar aqui pra que você saiba da existência dele antes de gastar todo seu dinheirinho ou ficar sem tempo para ir, como aconteceu com a gente. Um restaurante lindo e todo místico, mas o grande diferencial é que as cartas de Tarô que escolhem sua comida, isso mesmo! Você até pode escolher a comida no menu, mas aí não tem graça né? Além disso, possui um livro que possui informações sobre a data do seu aniversário. Dizem que a experiência e a comida super valem o precinho salgado.

Aqui você pode continuar se aventurando pela atmosfera gastronômica de Ubud, vou te deixar uma lista de lugares que você pode tomar café da manhã e também trabalhar, ou só passar um tempo com internet de qualidade.

Tem alguma outra dica de onde comer em Ubud? Deixa aqui nos comentários!

Deixe um comentário