O que fazer em Uluwatu, além das praias

Índice sobre o que fazer em Uluwatu:

  1. Pura Luhur
  2. Beach Clubs
  3. GWK Cultural Park
  4. Mais algumas opções

Caso esteja planejando uma viagem a Bali, definitivamente não pode deixar de incluir Uluwatu em seu itinerário. Se quiser conhecer mais detalhes desse lugar, confira o post anterior.

Se assim como eu, você prefere evitar itinerários rígidos, aqui vão algumas sugestões do que fazer em Uluwatu, além das famosas praias! Conhecer as opções disponíveis é crucial para adaptar sua viagem de acordo com suas preferências e o que o local tem a oferecer. Naturalmente, a duração da sua estadia e o nível de energia que pretende investir influenciarão suas escolhas.

Pura Luhur

O Templo Pura Luhur Uluwatu é um importante templo balinês localizado no topo de um penhasco, na ponta sudoeste da ilha, a cerca de 70 metros do acima das águas do Oceano Índico. É conhecido por suas vistas panorâmicas deslumbrantes do Oceano Índico e é considerado um dos seis principais templos espirituais de Bali. O templo é dedicado aos espíritos do mar e é um local sagrado para cerimônias e rituais religiosos.

Além disso, é um espaço bem grande, com uma floresta que habita milhares de macacos. Os macacos vão dar pano pra manga nesse post.

Kecak Dance

Pura Luhur Uluwatu é famoso por suas apresentações de dança kecak, que ocorrem ao pôr do sol em um anfiteatro e atraem muitos (muitos mesmo!) visitantes todos os dias.

A apresentação é composta por um grande grupo de homens e duas ou três mulheres que contam a história do herói Rama tentando salvar a princesa Sita do demônio Ravana. Essa apresentação não contém diálogos, apenas dança e sons vocais.

As apresentações acontecem diariamente em dois horários, às 6pm e às 7pm.

A entrada do templo custa 50.000 IDR e o ingresso para assistir a Kecak Dance custa 150.000 IDR. Além disso, você precisará pagar estacionamento caso vá de moto 2.000 e 5.000 IDR para carro. TUDO precisa ser pago em espécie, não faça igual a gente que acreditou que poderia ser pago no cartão e tivemos que procurar um caixa eletrônico para sacar fora do templo.
Kecak dance, o que fazer em Uluwatu

Algumas coisas para ter em mente:
  • Por mais que seja um lugar extremamente turístico, continua sendo um lugar sagrado, tanto homens como mulheres devem
    utilizar roupas que cobrem os joelhos. Ou então você pode pegar um sarong emprestado na entrada.
  • Você só consegue comprar a entrada para a dança depois que já estiver dentro do templo. Ou então online no site do Get Your Guide (descobri essa beldade algumas semanas depois).
  • O templo fica MUITO lotado no fim da tarde e todo mundo quer comprar a entrada para o primeiro horário da apresentação, para assistir enquanto o sol se põe. Isso faz com que se forme uma fila gigante debaixo do sol, nada agradável.
  • Eles só começam a vender as entradas às 5pm, então não adianta tentar comprar na parte da manhã, por exemplo.
  • Os guias e funcionários de agências vão para fila e compram muitos ingressos de uma vez, isso faz com que acabe super
    rápido.
Sobre os macacos

Os macacos de lá são os mais malcriados que já vi em toda Ásia até agora. Mas não precisa ter medo, não vi eles atacando nenhuma pessoa, entretanto, não seja inocente. Se você estiver usando óculos (de grau ou de sol), existe uma chance gigantesca de voltar para casa sem eles. Esse é o objeto preferido dos macacos e eles são muito rápidos, quando você menos imaginar eles vão ter tirado do seu rosto e destruído o óculos em menos de 30 segundos.

Nós chegamos no templo por volta das 4:30pm e fomos assistir a apresentação apenas as 7pm. Por conta disso, passamos muito tempo sentados assistindo todas as traquinagens possíveis. E vimos eles destruírem vários óculos de grau, inclusive óculos de sol de grife hahaha então não adianta chorar ou querer correr atrás do macaco porque dificilmente vai recuperá-lo inteiro.

Além dos óculos eles também roubam garrafas de água e já vi vídeos deles roubando celulares.

Qual a conclusão dessa história, seja cuidadoso e se possível, não leve óculos. E a mensagem de sempre: não alimente os animais e não invada (ainda mais) o espaço deles e tudo ficará bem.

Dicas do que fazer em Uluwatu

Sobre a dança

eu ouvi muitas pessoas falarem que era um evento imperdível. E sinceramente eu não nomearia dessa forma. É interessante? Sim. Mas confesso que eu esperava mais, principalmente pelo valor que eles cobram pelas entradas. Para nós que estamos
fazendo uma viagem longa e de baixo custo, foi um investimento alto que se eu pudesse voltar no tempo, não faria novamente.

Sem contar que todo o contexto foi um pouco estressante, desde a compra dos ingressos, o tempo de espera para a apresentação que aconteceu horas depois, a má organização da fila de entrada e toda a tensão de ser roubada por um macaco. Ah, e tem o detalhe de que eles vendem mais ingressos do que realmente o lugar suporta, as pessoas que ficam por último na “fila” correm o risco de sentarem no chão ou ficarem em pé.

Sendo assim, a minha conclusão é, visite o templo! O lugar é bonito e o pôr do sol lá de cima é realmente incrível. Sobre a dança, conheço pessoas que gostaram, então caso queira ter a experiência, vá com paciência. Uma dica é ler antes sobre a história que será contada na apresentação e entenda a cultura local, isso fará com que as coisas façam mais sentido durante a apresentação.

Beach Clubs

Bali é repleta de Beach Clubs famosos, onde as pessoas se reúnem para passar o dia em uma cadeira de praia à beira de piscinas convidativas ou para desfrutar do fim da tarde enquanto apreciam o pôr do sol. Alguns desses locais até se transformam em baladas com DJs após o anoitecer. Uluwatu não fica para trás, oferecendo excelentes opções para você aproveitar ao máximo.

No entanto, tenha em mente que esses lugares possuem preços elevados em comparação aos outros restaurantes, de qualquer forma, na minha opnião vale incluir pelo menos um deles na sua lista do que fazer em Uluwatu!

Single Finn, esse é o lugar mais famoso, pelo menos entre os brasileiros, principalmente no domingo à noite, que é quando tem DJ e vira uma super balada. É ótimo para o pôr do sol. Não possui piscina e cadeiras para relaxar como nos outros, o foco é a vista e as bebidas. Não há taxa de entrada, o que faz com que o lugar se torne ainda mais atrativo.

Karma Beach Bali, altamente avaliado e não muito famoso, ótimo para uma tarde tranquila. Ele fica dentro de um resort chamado Karma Kandara, se você estiver hospedado no resort tem acesso gratuito. Mas caso queira passar o dia lá a entrada custa 650.000 IDR por pessoa, desse valor você tem direito a 450.000 IDR para consumir no restaurante e bar. Além disso, você terá acesso às instalações, toalhas e atividades esportivas.

Savaya Beach Club, elegante e chique! Com instalações de primeira classe e piscina de borda infinita. O valor da entrada vai depender do evento do dia. Em dias “normais”, que não acontecem grandes festas, você consegue entrar de graça com o seu nome na guest list, que rola bastante nos grupos de whatsapp. Para checar a programação da semana, indico olhar o site, lá você consegue também comprar os ingressos para entrar.

Sundays Beach Club, também é muito famoso, este local oferece uma vista deslumbrante, embora o custo de entrada seja um pouco salgado, de 500.000 IDR para adultos, com um crédito de 300.000 IDR para consumo. Apesar disso, eles também disponibilizam equipamentos para esportes aquáticos.

Ulu Cliffhouse, conhecido por trazer DJs famosos tem também uma vibe tranquila para relaxar na borda da piscina gigantesca de borda infinita. Você não precisa pagar para entrar e pode usar a piscina desde que consuma alguma coisa no bar ou no restaurante. Mas se você quiser passar o dia nas cadeiras/camas na beira da piscina tem um valor de consumo mínimo de 1.500.000 IDR que cabe de duas a quatro pessoas.

El Kabron Bali, lindo para ver o pôr do sol se deliciando de um prato espanhol. Esse também possui também uma piscina de borda infinita e a entrada do clube é gratuita. Entretanto, como na maioria dos lugares, para utilizar as instalações do clube é necessário atingir o valor de consumação, o valor vai depender da onde você pretende sentar-se. Poor exemplo, os pufes possui um gasto mínimo de 500.000 IDR por pessoa e se você estiver com mais pessoas, pode optar por sofás para 5 pessoas por 1.500.000 IDR e camas para 6 pessoas por 2.000.000 IDR.

Roosterfish Beach Club, é um ambiente tranquilo e mais familiar, onde as crianças são muito bem vindas. Inclusive, de domingo possui o ‘Sunday Funday’ (das 10am até às 7pm) no qual acontece uma enorme festa de espuma com muitos jogos para as crianças. Não existe taxa de entrada, porém, para usar as instalações possui uma taxa de consumo mínimo, 150.000 IDR para pufes, 350.000 IDR para cadeira de piscina, 1.000.000 IDR para a cabana.

Templo para conhecer

GWK Cultural Park

Essa é mais uma das atrações imperdíveis em Uluwatu, além das praias deslumbrantes. Aqui, você encontrará uma das maiores estátuas do mundo, ocupando o quarto lugar no ranking, com impressionantes 120 metros de altura e 60 metros de largura. Esta estátua monumental foi inspirada na mitologia hindu, especificamente na história da busca pelo elixir da vida, conhecido como “Amerta”. Segundo o mito, Garuda concordou em ser montado por Wisnu em troca do direito de usar o elixir para libertar sua mãe que estava escravizada.

Como você pode imaginar, o lugar também é imenso, cerca de 60 hectares, então é melhor separar algumas horas para conhecê-lo. Lá você vai ter uma amostra da rica herança cultural de Bali, através de performances culturais, contos folclóricos, esculturas e apresentações de danças.

Todos os dias, a partir das 6:30pm, você pode assistir uma apresentação de dança Kecak no anfiteatro entre outras apresentações que podem ser conferidas no site oficial (https://www.gwkbali.com).

O horário de funcionamento do parque é das 9am até às 9pm, e a entrada do parque custa 125.000 IDR para adultos, 100.000 IDR para crianças e 5.000 para o estacionamento.

Mais algumas opções

  • Aula de Ioga: se você busca uma atividade mais relaxante para incluir na sua lista do que fazer em Uluwatu, pode agendar uma aula de Ioga. Bali no geral é o cenário perfeito para explorar essas atividades, pois possui uma ampla variedade de estúdios com muitas opções de estilo de ioga e disponibilidade de horários.
  • Massagem: Bali é altamente conhecida por sua cultura de massagens e spa. Assim como os estúdios de Ioga, não irão faltar opções de lugares para você fazer a sua massagem. Desde uma simples massagem nos pés até lugares elegantes, com um cardápio de opções de massagens, banhos florais e esfoliação corporal.
  • Aula de Culinária: essa é uma atividade muito procurada entre os turistas em Bali devido à sua cultura gastronômica única. Além disso, essa experiência permite que os visitantes se conectem com a cultura local.

Ficou com alguma duvida ou tem alguma sugestão sobre o que fazer em Uluwatu? Me escreve aqui!

Deixe um comentário