O que fazer em Nusa Penida

Graças a destinos deslumbrantes como Kelingking Beach e Diamond Beach, Nusa Penida é inegavelmente um dos principais atrativos da Indonésia. Muitos optam por fazer um day tour saindo de Bali e retornando no mesmo dia. No entanto, com base na minha experiência, devo dizer que não vale a pena fazer bate e volta! A não ser que você realmente não tenha outra opção.

É comum ouvir que Nusa Penida carece de infraestrutura para o turismo e que as estradas são ruins. No entanto, depois de ir para lá, discordo dessas afirmações. Na verdade, o local oferece excelentes restaurantes e hotéis para estadia de algumas noites. Quanto às condições das estradas, vou te contar com mais detalhes daqui a pouco.

Índice deste post:

Como chegar em Nusa Penida

Nusa Penida está a apenas 35 minutos de Fast Boat saindo do Porto de Sanur em Bali. E aqui estão algumas opções para fazer esse trajeto.

Uma das maneiras mais econômicas de se deslocar de Bali para Nusa Penida é reservar o FastBoat através do site da 12go. Os barcos partem do Porto de Sanur, e você pode chegar até o porto usando o aplicativo Grab (Uber da Asía). Essa alternativa é recomendada para quem pretende se hospedar em Nusa Penida.

Nusa Penida não possui um píer, isso significa que você vai descer do barco direto na praia. Portanto, é aconselhável que utilize chinelo ou algum outro sapato que possa molhar.

Se você não tem tempo, ou não quer se hospedar em Nusa Penida, o ideal é reservar um Day Tour na Get Your Guide. Ou alguma agência local.

Tip: Após um período de viagens pela Ásia, sempre recomendo a compra de qualquer tour ou ingresso online, pois assim você pode verificar com precisão o que está adquirindo e qual empresa será responsável pelo serviço. Isso se deve a algumas experiências desagradáveis de comparar um serviço nas agências locais e receber algo completamente diferente.

Infelizmente, nessas situações, as opções para resolver o problema costumam ser limitadas.

Quantos dias ficar em Nusa Penida

Nós decidimos ficar por três noites, foi a escolha perfeita, porque tínhamos tempo de sobra para explorar os pontos turísticos, os restaurantes e também descansar.

Há algumas razões para pensar em ficar hospedado em Nusa Penida, vou te contar aqui algumas. A ilha se tornou um destino muito popular, isso significa que os pontos turísticos estão sempre lotados, todo mundo chegando ao mesmo tempo, já que os passeios saem praticamente no mesmo horário.

Além disso, a ilha é grande, e no passeio de um dia, você pode passar mais tempo no carro do que realmente explorando, o que é um desperdício, especialmente porque a ilha tem praias lindas que merecem ser apreciadas com calma.

Uma razão realmente convincente para escolher se hospedar em Nusa Penida é a possibilidade de começar o seu dia cedinho na ilha. Ao fazer isso, você tem a chance de explorar os pontos turísticos antes que a maioria dos visitantes dos passeios de um dia chegue. Foi exatamente o que fizemos e nos permitiu aproveitar os lugares de maneira tranquila e praticamente deserta, com tempo de sobra para desfrutar das praias e capturar fotos incríveis. É uma maneira relaxante de vivenciar a ilha e tirar o máximo proveito da sua estadia.

Como se locomover em Nusa Penida

Como mencionado anteriormente, devido ao tamanho considerável da ilha, é altamente recomendável considerar o aluguel de uma moto para sua estadia, pois os principais pontos turísticos estão bastante distantes uns dos outros.

Em relação às condições das estradas em Nusa Penida, eu tinha escutado que eram muito ruins e extremamente perigosas para dirigir moto. No entanto, durante a maior parte do percurso para os pontos turísticos, o asfalto estava em boas condições. Somente em um trecho muito pequeno, aproximadamente 5 minutos, encontramos uma parte não asfaltada, chegando Broken Beach.

No entanto, é importante observar que as estradas são sinuosas e estreitas. Na parte da manhã, o caminho até os pontos turísticos foi tranquilo devido à baixa movimentação de tráfego, mas, ao retornar ao hotel, notamos um aumento significativo no número de carros se dirigindo às praias, o que requer maior atenção e uma condução mais cuidadosa para evitar bater de frente com algum carro.

Outro ponto de extrema importância a ser considerado é que Juan tem anos de experiência na condução de motos. Se você não possui experiência e não se sente confiante, é crucial não se arriscar. Afinal, ninguém deseja que as férias sejam arruinadas devido a um acidente, não é mesmo?

Caso, após ponderar essa questão, você conclua que a opção de andar de moto não é viável para você, uma alternativa seria procurar acomodações próximas a restaurantes. Isso possibilitaria realizar atividades simples a pé. Para explorar a ilha, você pode considerar a contratação de um motorista local.

O que fazer em Nusa Penida

Kelingking Beach

Sem dúvida, a principal atração de Nusa Penida é a Praia de Kelingking, também conhecida como a ‘praia do dinossauro’ para quem, como eu, tem dificuldades com o nome original. A descida até a praia é desafiadora, com uma trilha íngreme e sem muita estrutura. Além disso, você provavelmente encontrará alguns macacos travessos pelo caminho, prontos para interagir.

No entanto, se a adrenalina não é o seu forte, não se preocupe. A vista do topo é espetacular. Como mencionei anteriormente, se você preferir desfrutar do local com mais tranquilidade, é melhor chegar bem cedo, antes dos carros de turistas lotarem o lugar.

Foto de Kelingking beach

Diamond Beach

Diamond Beach, acredito ser a segunda maravilha de Nusa Penida. Com sua areia branca e águas de um incrível azul turquesa, ela é uma verdadeira joia. Recebe esse nome devido à formação rochosa em forma de diamante que emerge do mar.

Do alto, a vista é maravilhosa. No entanto, se você quiser se aventurar até lá embaixo, vai descobrir que a beleza é ainda mais impressionante de perto. Portanto, saiba que não é uma praia recomendado para banho, pois as ondas são bem fortes. 

Assim como na Praia do Dinossauro, para chegar a Diamond Beach, você enfrentará uma trilha íngreme. Ela é um tanto quanto desafiadora e requer um certo preparo físico. Em uma parte da trilha, você terá que escalar algumas pedras segurando-se em uma corda.

De qualquer forma, se você decidir enfrentar as aventuras de Nusa Penida, lembre-se de usar tênis, pois isso evitará escorregões e garantirá uma experiência mais segura.

Diamond beach, nusa penida

Crystal Bay 

À tarde, relaxe na Praia de Crystal Bay, perfeita para nadar e fazer snorkel. A areia dourada e as águas cristalinas são ideais para um mergulho refrescante. Além disso, Crystal Bay é também um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol na ilha.

Por do sol em crystal bay

Atuh Beach

Essa praia não é tão movimentada quanto as outras, geralmente você vai encontrar por lá apenas quem optou por passar alguns dias em Nusa Penida. A vista lá de cima é linda! Ela fica entre dois altos penhascos e é necessário uma curta caminhada para chegar até lá embaixo. 

É o local perfeito para um mergulho refrescante e relaxar sob um dos muitos guarda-sóis de palha que enfeitam a margem. Além disso, ao longo da costa, você encontrará alguns cafés de praia que oferecem culinária indonésia fresca, cervejas geladas e cocos frescos.

Angel’s Billabong e Broken Beach 

Para vistas geológicas incríveis, Angel’s Billabong é uma piscina natural de água salgada cercada por formações rochosas impressionantes. É um ótimo local para tirar fotos e admirar a beleza da natureza. 

Um tempo atrás, não tão distante, os turistas entravam lá para nadar quando a maré estava baixa. Mas ultimamente acredito que está proibido após o acidente de uma turista devido a uma forte onda que atirou-a contra as rochas. 

Então basicamente você só consegue admirar a vista e tirar algumas fotos, o que não é pouco, já que o lugar é bem lindo.

Broken beach nusa penida

Rumah Pohon Treehouse

A casa da árvore em si é uma estrutura de madeira simples, mas o cenário é verdadeiramente deslumbrante, pois oferece uma vista panorâmica incrível das ilhas circundantes. É um local perfeito para apreciar o pôr do sol e tirar fotos incríveis. A única coisa que precisa ter em conta é que as chances de pegar uma fila bem grande lá são altas. Então se você tiver com o tempo contado, talvez seja melhor considerar visitá-la.

Banah Cliff

Menos conhecido que Kelingking Beach, mas igualmente espetacular. Com dois pontos de vista deslumbrantes, oferece vistas panorâmicas de tirar o fôlego dos penhascos sobre o oceano. Cuidado, pois não há barreiras de segurança.

O primeiro ponto de vista oferece uma visão incrível dos penhascos ao oeste, onde, em dias claros, você pode ver a famosa cauda do T-Rex na Kelingking Beach. O segundo ponto de vista, virado para o leste, revela uma ilha rochosa ao longo da costa.

Mergulhe com Mantas Rays

As Ilhas Nusa oferecem incríveis oportunidades para mergulhar com as majestosas Mantas. Você pode reservar o passeio tanto em Nusa Penida quanto em Nusa Lembongan em uma agência de turismo local. Os pontos mais famosos são Manta Point e Manta Bay. Manta Point acaba sendo a escolha preferida devido ao custo mais baixo por conta da distância do local. 

Estas mantas, com até 5 metros, podem parecer imponentes, mas são criaturas amigáveis e inofensivas que deslizam graciosamente pelas águas, proporcionando uma experiência única de snorkeling. Lembre-se de não invadir ainda mais o espaço dos animais, não tente tocar as mantas! 

Lamentavelmente, durante nossa visita a Manta Point, não conseguimos avistar as mantas, o que foi uma verdadeira decepção. O capitão do nosso barco explicou que o local está se tornando cada vez mais popular entre os turistas, com muitas empresas oferecendo passeios. Isso tem reduzido a disponibilidade de plâncton (que é a principal fonte de alimento das mantas), levando-as a buscar outros locais para se alimentar.

Mergulho em nusa penida

Teletubbies Hill

O Bukit Teletubbies é famoso por suas exuberantes colinas verdes e vistas deslumbrantes que abrangem toda a Ilha Nusa Penida. A melhor maneira de explorar o Teletubbiesé Hill é a pé. Faça uma breve caminhada para apreciar uma perspectiva única dessas paisagens incríveis e dos picos circundantes.

Em um dia claro, você pode até avistar a ilha vizinha de Lombok e o majestoso Monte Rinjani, o segundo vulcão mais alto da Indonésia. Além disso, nos vales entre as colinas de Teletubbies, você encontrará terraços de cultivo e grupos aleatórios de coqueiros.

Lembrete: Não só em Nusa Penida, mas na maioria das ilhas da Indonésia, vão te cobrar uma pequena taxa para visitar os pontos turísticos. Não esqueça de ter sempre dinheiro em espécie em mãos.

Caso você tenha mais tempo, pode considerar essas outras atrações:

Peguyangan Waterfall: É um local cativante com uma descida de escadarias desafiadoras, vistas costeiras, um templo sagrado e rituais locais.

Tembeling Beach: uma praia escondida após uma emocionante jornada de moto na floresta. As piscinas naturais e a modesta praia proporcionam uma experiência única, mas fique muito atento com a correnteza do mar. 

Praia de Suwehan: Possui altos penhascos imponentes, água cristalina e azul, uma escadaria íngreme até a praia e talvez uma tartaruga. Em 2018, um terremoto danificou a escada, mas até o final do ano, os locais a consertaram o suficiente para tornar o acesso possível, embora arriscado. 

Gamat Bay Snorkeling: A água é mais fria que outros locais, com profundidade variando de alguns metros perto da costa até 5-20 metros, ideal para mergulho livre.

Pura Goa Giri Putri Cave: Essa caverna fascinante é acessada por uma entrada estreita e leva a uma série de câmaras subterrâneas, usadas para meditação e cerimônias religiosas.

Onde comer

  • Happy Eating 
  • Penida Colada
  • Secret Penida Cafe
  • Sunny Cafe Penida
  • Sari Garden Resto & Bar
  • Organica Fresh and Tasty Food
  • Fly & Shine
O que fazer em nusa penida, onde comer

Você também pode aproveitar para explorar as ilhas vizinhas, Nusa Lembongan e Nusa Ceningan, da uma olhadinha nesse post!

Deixe um comentário