O que fazer em Nusa Lembongan e Nusa Ceningan

Provavelmente você já escutou falar sobre a famosa Nusa Penida, mas tenho um segredo pra te contar, ela tem duas vizinhas que mereciam acompanhar a fama! Vem cá saber a quantidade de coisas que você pode fazer em Nusa Lembongan e Nusa Ceningan.

Índice deste Post:

  1. Quanto tempo ficar
  2. Como chegar em Nusa Lembongan
  3. Como se locomover
  4. O que fazer em Nusa Lembongan
  5. Onde comer em Nusa Lembongan
  6. O que fazer em Nusa Ceningan
  7. Onde comer em Nusa Ceningan

Nusa Lembongan e Nusa Ceningan são pequenas ilhas, ainda pouco exploradas quando a gente compara com Bali ou até mesmo com Nusa Penida. Entretanto, oferecem uma lista de coisas para fazer e super indicada principalmente para relaxar, já que elas vão se destacar por serem calmas, sem trânsito e bem menos movimentadas que as ilhas ao redor.

Se você está visitando a Indonésia com os minutos contados e louca para conhecer os pontos mais famosos, talvez essas duas ilhas acabam ficando esquecidas no seu roteiro. Mas se você tem uns dias a mais e quer um lugar tranquilo para se conectar com a natureza e ler um bom livro na beira da praia, definitivamente esse é seu lugar!

Nusa Lembongan é a mais estruturada e com mais opções de restaurantes. Portanto, é muito comum que as pessoas prefiram ficar hospedadas lá e vão para Nusa Ceningan apenas para passar o dia ou conhecer algum ponto turístico específico.

Deseja saber mais sobre a Indonésia? Nesse post, compartilho dicas essenciais que você precisa conhecer antes de visitar o país.

Quanto tempo ficar

Se a ideia é relaxar e curtir as praias e os restaurantes com calma, então eu diria que no mínimo 3 noites.

Mas se você é adepta do “turismo pipoca”, não se importa em ficar pulando de um lado pro outro e quer conhecer Nusa Lembongan e Ceningan mesmo com o tempo apertado, te diria que uma noite lá você consegue conhecer os pontos principais das duas ilhas, se locomovendo de moto ou carro.

Como chegar em Nusa Lembongan

Nusa Lembongan fica a mais ou menos 30 minutos de barco de Bali, geralmente saindo do porto de Sanur. Mas você também pode sair de Lombok, Gili Trawangan e até mesmo Nusa Penida.

Você pode usar a plataforma 12go Ásia para conferir todas as opções de trajetos, o tempo de cada rota e os valores. Nós usamos esse site para comprar todas as nossas passagens entre as ilhas. Um ponto muito positivo é que aqui você consegue ver o nome das empresas e exatamente de onde o transporte sai e onde ele vai te deixar.

Infelizmente, nós tivemos uma experiência bem ruim comprando com as agências locais, onde prometeram nos deixar no nosso destino final, mas no fim das contas, tivemos que pagar um Grab extra pra chegar no nosso hotel. Foi a maior confusão e um estresse desnecessário.

TIP: Em Nusa Lembongan, use chinelos ao desembarcar do barco, pois não há píer e você vai precisar caminhar na água quando sair do barco.

Outro ponto importante a se levar em consideração é que a ilha é muito pequena, então não possui serviço de nenhum aplicativo de táxi. Você vai precisar contratar os motoristas locais que ficam na praia esperando os barcos chegarem, então se prepare, pois eles aproveitam a falta de opções para cobrar muito mais do que normalmente custa em Bali, por exemplo.

O que nós fizemos para economizar foi alugar uma moto bem do lado da praia e Juan fez duas viagens com as malas dele e depois comigo e minhas malas até o hotel. Para nós compensou bastante, já que iríamos alugar a moto de qualquer forma.

Como se locomover por Nusa Lembongan

Como acabei de dizer, nós alugamos uma moto. Diferente de Bali, lá é muito tranquilo para dirigir (embora o asfalto não esteja nas melhores condições) se você não possui muita experiência e quer treinar um pouco, esse é o momento!

Se você não dirige moto e gosta de fazer as coisas caminhando, escolha uma boa localização (eu recomendo próximo a Mushroom Bay Beach) para se hospedar e não terá grandes problemas, já que a ilha não é tão grande assim.

Outra opção é ficar hospedado em hotéis que possuem transporte. A gente viu por lá várias camionetas tipo ‘pau de arara’ que levavam os hóspedes para cima e pra baixo. Sinceramente, não sei se esse serviço é exclusivo para hóspedes dos hotéis ou se você pode contratar separadamente. Vale perguntar quando for reservar a acomodação.

O que fazer em Nusa Lembongan

Dream Beach
Essa é uma das praias mais famosas da ilha e não é à toa, o lugar é lindo! Além da água azul turquesa e da areia branquinha, antes das escadas você vai encontrar um balanço instagramável. Aqui é ideal para banho e também para fazer snorkel, além disso, possui uma localização muito conveniente próxima de restaurantes.

Sandy Bay Beach
Essa é uma praia que a gente achou por acaso, ela é pequena, tem algumas rochas e o mar pode ser bem movimentado, então não é o lugar ideal para nadar. Mas a praia não deixa de ser bem charmosa e acaba recebendo bastante gente que vai curtir o dia no Beach Club que fica bem em frente. Nós fomos na parte da manhã e só tinha a gente lá, até porque imagino que fique mais movimentada quando o beach club estiver aberto. Dizem que é um ótimo lugar para ver o entardecer e que o lugar fica todo a luz de vela.

Devils Tears
Localizado do lado de Dream Beach, esse penhasco já foi considerado um lugar perigoso para se frequentar. Mas agora recentemente foi todo cercado e possui uma boa estrutura para receber os turistas. Por conta disso, você precisa pagar uma pequena taxa de 25.000 IDR para entrar. A gente estava hospedado bem próximo de lá, então fomos vários dias seguidos para fazer uma caminhada e aproveitar para ficar observando as ondas (pagamos uma única vez, guarde o papelzinho que vão te dar). O mar bate tão forte nas paredes de pedra que sobe um jato de água, é bem bonito. E acreditem, eu vi até uma tartaruga nadando por lá!
Lugares em Nusa Lembongan

Jungubatu Beach
Essa é a maior e a mais popular praia da ilha para ver o pôr do sol. O lugar está repleto de bares e restaurantes que oferecem pufes para você sentar e apreciar a vista enquanto o sol cai. Na minha opinião a praia não serve muito para banho, já que as farms de seaweed estão por toda parte, eu sinceramente acho perigoso, já que você acaba não tendo muita visão de onde está pisando. Mas você vai encontrar muita gente dentro da água, inclusive crianças.

Secret Beach
Não sei porque recebe esse nome, já que o lugar é bem conhecido entre os turistas haha. Mas não deixa de ser uma praia muito interessante, a água é cristalina e nós passamos uma tarde toda lá jogados na areia curtindo. A paisagem em volta é linda e também possui vários restaurantes e bares ao redor.

Mushroom Beach
Outra praia bem famosa! Com um mar azul bem lindo e alguns restaurantes para um almoço de frente pro mar. Mas tende a estar um pouco lotada de barcos, além da grande movimentação de turistas, o que pode fazer com que a praia se encontre um pouco suja. Esse cenário faz com que a praia perca um pouco seu potencial e popularidade.

Praias em Nusa Lembongan

Pasir Beach (Pantai Pasir Putih)
Na ponta norte da ilha está essa belezura, a areia é branquinha e está cheia de palmeiras gigantes e fotogênicas, eu amo! Lá é onde está localizado o famoso Mahagiri Resort, até parece que eles são os donos da praia rs. A má notícia desse lugar é que a praia está tomada pelas seaweed farms, então eu considero impossível nadar lá. Mas eu sinceramente acho que vale muito a pena dar uma passada lá para apreciar a paisagem.

Cemitério
Sim, foi isso mesmo que você leu. É um pouco peculiar? sim! Mas eu garanto que é interessante e pode te instigar a pesquisar mais sobre a cultura local. O cemitério está localizado na beira da estrada para Dream Beach, e você pode dar uma parada rápida se te interessar. O lugar está cheio de guarda-chuvas coloridos, além de muitas oferendas. Os guarda-chuvas são muitas vezes
vistos como símbolos de proteção. Eles são usados para proteger os túmulos e os espíritos dos falecidos das influências negativas ou espíritos malignos. Enquanto as oferendas, geralmente feitas de alimentos, flores, incenso e outros itens, são deixadas como presentes para os espíritos dos antepassados. Acredita-se que essas oferendas ajudam a alimentar e confortar os espíritos, garantindo-lhes paz.

Manta Point
Esse é um dos passeios mais famosos entre as ‘Nusas’, pode ser feito saindo de Nusa Lembongan ou Nusa Penida; nós fizemos em Nusa Lembongan. O passeio inclui paradas em Manta Point, Crystal Bay, Gamat Bay e Mangrove Point. No entanto, infelizmente, essa não é uma história com final feliz. No dia que fomos, ninguém conseguiu ver nenhuma manta. Ouvi alguns relatos parecidos com o nosso; imagino que com a grande quantidade de turismo na área e movimentação de barcos, o alimento delas tem diminuído, consequentemente fazendo com que elas procurem outros lugares para se alimentarem. Ah, e se você é como eu, que enjoa em barcos, é melhor tomar um remédio antes de se aventurar nesse tour, pois o barco balança bastante!

O que fazer em Nusa Lembongan

Seaweed Farms
A cultura de algas marinhas é mais uma atração peculiar na ilha, tendo sido introduzida nos anos 80 e tornando-se a principal fonte de renda para muitos habitantes locais, principalmente durante e pandemia. Eu nem sabia que isso existia, mas confesso que depois que vi pela primeira vez, fiquei obcecada! Além disso, é bastante comum encontrar algas em lonas estendidas na frente das casas dos moradores locais, onde elas secam ao sol. É incrível como a aparência das plantações muda conforme a altura da maré. Então passamos dias fazendo vídeos com o drone e parando na frente das casas para olhar de pertinho hahaha.
O melhor lugar para ver a plantação é do lado da Yellow Bridge (vou falar sobre ela já já). Você encontrará diversos restaurantes onde pode se sentar e apreciar a vista, é uma experiência única e além disso, uma oportunidade de aprender mais sobre a economia local e as tradições da comunidade.

Seaweed farm

Onde comer em Nusa Lembongan

  • Lemongrass Bar and Restaurant
  • Indiana Kenanga
  • Tigerlillys
  • Ginger & Jamu
  • Bali Eco Deli
  • SOKA Warung
  • Green Garden Warung
  • Pondok Baruna Warung
Restaurantes

O que fazer em Nusa Ceningan

Nusa Ceningan está localizado entre Nusa Penida e Nusa Lembongan. É bem pequenininha, mas bem charmosa. Está conectada com Nusa Lembongan por uma ponte amarela bem famosa. Lembrando que as balsas não chegam direto em Nusa Ceningan, se você quiser se hospedar lá precisa descer em Nusa Lembongan e pode atravessar a ponte de moto ou pegar um taxi boat.

Yellow Bridge
É uma ponte simpática que conecta as duas ilhas. A ponte possui largura suficiente para passar apenas duas motos, não sendo possível atravessar de carro. Ela passa por cima de um canal de água onde tem uma plantação bem grande de algas. Essas características fazem com que muita gente pare para tirar uma fotinha lá. No entanto, em outubro de 2016, ocorreu um trágico acidente na Yellow Bridge durante uma cerimônia religiosa local, a ponte quebrou, levando à queda de várias pessoas na água, resultando em vítimas fatais e feridos. Após o acidente, esforços foram feitos para reconstruir a ponte e reforçar as medidas de segurança, sendo reaberta em março de 2017. Por outro lado, essa tragédia serviu como um lembrete doloroso da importância da segurança em destinos turísticos e incentivou mudanças positivas na conscientização e manutenção das infraestruturas para proteger vidas.

Blue Lagoon
Não é exatamente isso que o nome sugere, pois não é um lagoa rs. Chegando lá, vai encontrar um penhasco com uma água hipnotizante de tão azul. E basicamente o lugar é para apreciar a vista e tirar fotos. A não ser que você tenha espírito aventureiro e queira saltar do penhasco. Cuidado com o nível de aventura, embora seja muito comum essa atividade nessa área, as ondas batem com muita força contra o penhasco. Definitivamente isso não é pra mim! Conheça seus próprios limites e cuide-se.

Secret Point Beach
Mais uma praia secreta, mas nada secreta. Localizada bem próxima da Blue Lagoon, só descer alguns degraus do lado do restaurante. A água acompanha a ideia da região, azul turquesa, lindíssima! Mas infelizmente, como em muitas outras praias da região, é necessário tomar um pouco de cuidado com as estruturas das plantações de algas dentro da água.

O que fazer em Nusa Cening

Onde comer em Nusa Ceningan

  • Sea Breeze Cafe Ceningan
  • The island Beach Bar
  • Le Pirate Beach Club
  • Next Level Cafe
  • Alponte Risotorante
  • Sri Rejeki Bistro
Onde comer Nusa Ceningan

Lembre-se do Seguro Viagem!

Embora não seja obrigatório, é altamente recomendável obter um seguro de viagem que cubra despesas médicas, cancelamento de viagem e outros imprevistos, já que a maioria dos destinos internacionais não oferecem saúde gratuita para estrangeiros.

A Seguros Promo é uma empresa que se destaca pelo serviço prestado. Eles oferecem os planos de seguro viagem mais recentes e completos disponíveis no mercado, e têm parceria com as maiores e melhores seguradoras do país.

O site da Seguros Promo é uma ferramenta incrível, pois reúne todas as informações das seguradoras em um só lugar. Isso facilita muito a vida do cliente. Além disso, eles têm um comparador de coberturas e preços de seguro viagem. Com isso, você pode escolher a opção que melhor se encaixa no seu perfil e nas suas necessidades.

Com a Seguros Promo, encontrar o seguro viagem ideal se torna simples e conveniente, garantindo que você tenha a proteção certa para a sua viagem.

Faça aqui uma cotação de seguro para a sua viagem e ganhe 15% off com o nosso cupom de desconto.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Me escreve!

Deixe um comentário