Dicas importantes de segurança para viajar sozinh(a)

Índice deste post:

  1. (Infelizmente) um post necessário
  2. Pesquise sobre o destino
  3. Tenha um seguro de viagem
  4. Mantenha seus documentos seguros
  5. Procure hospedagem bem avaliada
  6. Esteja ciente de golpes e furtos
  7. Cuide dos seus pertences
  8. Entenda a cultura local
  9. Mantenha contato com pessoas de confiança
  10. Utilize transporte seguro e licenciado
  11. Tenha acesso a internet
  12. Não conte que está sozinha
  13. Seja prática e organizada
  14. Cuidado com as roupas
  15. Cuidado com a bebida
  16. Redes sociais
  17. A dica mais importante de todas vem agora

(Infelizmente) um post necessário

Aqui você vai encontrar dicas de segurança para viajar sozinha, no Brasil ou no exterior, independente do lugar que estiver. E vai encontrar também dicas direcionadas para as mulheres que pretendem viajar sozinhas, sabemos que como mulheres, o cuidado é redobrado.

Eu me sinto triste em ter que escrever tudo isso em pleno 2023, principalmente a parte em que é direcionada especialmente para as mulheres. Eu vivi um misto de sentimentos quando estive na Malásia, não queria me privar de fazer passeios por estar sozinha ou então ter que me cobrir porque me sentia desrespeitada quando saía na rua.

Mas infelizmente em muitos países as mulheres ainda são tratadas como objetos a serviço dos homens. E a gente nunca sabe quantos passos um olhar desrespeitoso está de uma agressão física ou verbal.

Confie no seu instinto!!! Se algo não parecer certo, afaste-se da situação. Grite. Peça ajuda! Sua segurança deve ser sempre prioridade!

Pesquise sobre o destino

É fundamental realizar uma pesquisa abrangente sobre o país de destino, incluindo sua cultura, costumes, leis e possíveis áreas de risco. Além disso, esteja ciente das condições políticas e sociais atuais e verifique os avisos de viagem emitidos pelo governo do seu país. Durante a viagem, é importante manter-se informado, acompanhando os noticiários locais

Tenha um seguro de viagem

Mesmo que o país não tenha o seguro como uma exigência, compre um seguro de viagem abrangente que cubra assistência médica, perda de bagagem e cancelamento de viagem. Verifique a cobertura e os detalhes do seguro antes de viajar.

Mantenha seus documentos seguros

Mantenha seus documentos importantes, como passaporte, identificação, etc., em um local seguro, preferencialmente em uma bolsa de viagem segura ou no cofre do hotel. Além disso, faça cópias digitais desses documentos e mantenha-os armazenados em um local seguro online.

Procure hospedagem bem avaliada

Foto nas Petronas

Ao selecionar acomodações, é crucial priorizar opções com avaliações positivas, especialmente em relação à segurança e localização. Recomenda-se ler os comentários mais recentes para obter insights sobre a experiência de outras viajantes. Se escolher um quarto individual, verifique cuidadosamente se a fechadura está funcionando corretamente. Em dormitórios compartilhados, opte por hostels que ofereçam opções de dormitórios exclusivos para mulheres. Esta é, sem dúvida, uma das dicas de segurança mais relevantes para viajar com tranquilidade

Esteja ciente de golpes e furtos

Mantenha-se vigilante quanto a possíveis golpes e furtos frequentes no seu destino, faça uma pesquisa quais são os golpes mais comuns no seu destino. Evite exibir objetos de valor em locais públicos e mantenha atenção constante ao seu entorno, principalmente em áreas movimentadas e durante deslocamentos em transporte público.

Cuide dos seus pertences

É fundamental manter seus pertences pessoais próximos a você o tempo todo. Opte por bolsas e carteiras seguras, evitando o transporte de grandes quantias em dinheiro em espécie. Além disso, uma boa prática é utilizar os cofres disponíveis nos hotéis para armazenar objetos de valor com segurança.

Entenda a cultura local

Foto na praia, dica de segurança para viajar sozinha

Familiarize-se com as normas culturais e costumes locais. Entender as tradições, leis e sensibilidades culturais do país que você está visitando, mesmo que você não concorde, ajudará a evitar mal-entendidos e problemas desnecessários.

Mantenha contato com pessoas de confiança

Informe amigos ou familiares sobre seus planos de viagem, incluindo detalhes sobre seu itinerário e contatos de emergência. Mantenha-os informados sobre quaisquer alterações nos planos de viagem. Além disso, você pode compartilhar sua localização de GPS para alguém de sua confiança, existem algumas formas de fazer isso nas configurações do celular.

Utilize transporte seguro e licenciado

Opte por transporte oficial e licenciado, como táxis registrados ou serviços de transporte confiáveis. Portanto, evite utilizar veículos não autorizados para garantir sua segurança. Sempre verifique se os dados do aplicativo estão corretos (foto do motorista e placa do carro). Se o motorista mudar o trajeto ou você sentir que tem alguma coisa estranha, peça ajuda! Essa também é uma das dicas de segurança para viajar mais importante, pois é muito comum os motoristas oferecerem serviços fora dos aplicativos com preços mais atraentes. Mas não arrisque e se cuide!

Tenha acesso a internet

Caso esteja viajando para o exterior, não fique desconectada, compre um chip local assim que chegar no aeroporto. Ande com carregadores portáteis para não ficar sem bateria no celular, afinal ele é seu mapa, sua forma de pedir transporte e até mesmo a única forma de pedir ajuda em caso de emergências.

Não conte que está sozinha

Essa é uma pergunta muito frequente e por mais que na maioria das vezes seja só uma conversa rotineira, a gente nunca sabe as intenções de um desconhecido, né?! Diga que está com um grupo de amigos, ou até mesmo um marido imaginário, é bizarro isso, mas infelizmente os homens são mais respeitados que as mulheres até mesmo quando não passam de uma fantasia.

Seja prática e organizada

Para desfrutar de uma experiência turística tranquila e sem complicações, é aconselhável reduzir ao máximo a quantidade de bagagem, bolsas e sacolas que você leva consigo. Portanto, menos pertences para administrar significam maior liberdade para explorar e aproveitar sua viagem ao máximo, sem preocupações excessivas

Cuidado com as roupas

Dicas importantes de segurança para viajar

Essa é pra acabar, né?! Mas infelizmente faz muita diferença. Essa situação é realmente desafiadora, mas infelizmente faz muita diferença. Eu estava viajando pelo Sudeste Asiático, e a maior parte das minhas roupas era voltada para a praia. Passei 5 dias em Kuala Lumpur, na Malásia, e percebi que estava completamente despreparada para circular pelas ruas. O local é predominantemente muçulmano, e isso fazia com que as minhas roupas chamassem muita atenção. E, acredite, viajar sozinha em um país muçulmano torna essa uma preocupação constante. Afinal, a última coisa que você deseja é atrair olhares maliciosos ou julgamentos sobre sua forma de vestir.”

Cuidado com a bebida

Foto bebendo na praia

Não deixe de se divertir, mas uma mulher sozinha e extremamente alcoolizada se torna um alvo fácil para pessoas com más intenções. A parte de não aceitar bebidas de outras pessoas já é rotina, né? Mas não custa lembrar.

Redes sociais

Evite posts nas redes sociais em tempo real, principalmente contendo a localização. Publique no final do dia quando você não estiver mais no local.

Lembrando que cada destino possui suas particularidades, portanto, é importante pesquisar informações específicas sobre o país para o qual você está viajando e seguir as orientações das autoridades locais e do seu governo.

A dica mais importante de todas:

Eu sei que ler tudo isso desanima e assusta, mas não deixe nunca de ir a nenhum lugar por ser mulher.

A segurança é primordial, e a informação é uma aliada poderosa. Portanto, pesquise destinos, estejam atentas ao ambiente e confiem em seus instintos. Além disso, conectar-se com outras viajantes, compartilhar histórias e dicas ajuda a criar uma rede de apoio valiosa.

Nunca subestimem o impacto das suas jornadas. Ao viajar, vocês quebram barreiras, redefinem limites e expandem horizontes. Cada passo intrépido é um testemunho do poder feminino e da determinação de desbravar o desconhecido.

Viajar é muito mais do que explorar lugares distantes; É uma jornada interior que irá enriquecê-las e capacitá-las de formas inimagináveis!

Você tem alguma mais dicas de segurança para viajar sozinha? Deixa aqui nos comentários! Stay safe!

Talvez você também queira ler: O que fazer em Nusa Lembongan

1 comentário em “Dicas importantes de segurança para viajar sozinh(a)”

  1. achei super legal essas dicas e valiosas também. Não podemos esquecer que quando saimos de nosso habitat, estamos “invadindo” o habitat do outro, sou eu que preciso tomar o cuidado de não agir de forma que vá contra os costumes do local. Tinha um cliente que adorava ir passear no Rio de Janeiro, um dia eu perguntei para ele se não tinha medo da violência comum daquela cidade. Ele disse que não, porque lá ele se vestia e portava como morador, ninguém nem imaginava que ele era de fora.

    Responder

Deixe um comentário