Como organizar uma road trip pela Tasmânia

Se você gosta do processo de organizar uma viagem, vai se deliciar com as dicas desse post, pois aqui te conto todo o processo que utilizei para organizar a minha road trip pela Tasmânia. Entretanto, é importante lembrar que você pode utilizar essas dicas como base para organizar qualquer road trip!

Itens para organizar sua road trip pela Tasmânia:

  1. Entenda qual é seu estilo de viagem
  2. Quantos dias são necessários?
  3. Quando é a melhor época do ano para viajar?
  4. Se possível, planeje a viagem com antecedência
  5. Como alugar o veículo?
  6. Descubra o que te interessa
  7. Calcule o tempo de deslocamento
  8. Posso passar a noite em qualquer lugar?
  9. Então devo reservar acomodações?
  10. Quase tudo nessa vida tem solução!

A Tasmânia foi o nosso segundo destino de campervan, confesso que só de relembrar essa viagem me dá uma nostalgia gigantesca. Foi uma viagem muito especial e a gente ficou muito apaixonado pela Tasmânia.

Cada cidadezinha que a gente parava tinha uma paisagem que parecia que tinha saído de uma obra de arte. Além disso, você encontra desde praias desertas até montanhas com neve. É inexplicável a quantidade de experiências que tivemos em um só lugar.

Isso tudo com certeza não teríamos vivenciado dessa forma se não fosse nesse estilo de viagem. Fazer uma road trip tem alguns desafios e é uma viagem que precisa ser um pouco mais estruturada e mesmo assim garanto que você não vai perder a sensação de liberdade de escolher seu próprio itinerário.

Sem dúvida, essa experiência se tornou tão especial justamente pela sua estrutura de road trip. Mas uma road trip apresenta desafios únicos, exigindo um planejamento mais detalhado. Mesmo assim, as recompensas são inigualáveis, proporcionando uma sensação de liberdade ao decidir o próprio itinerário. Viajar de campervan ou motorhome nos permitiu absorver plenamente a cultura, explorar paisagens incríveis e abraçar a autenticidade de cada destino, criando memórias que durarão para sempre. É uma aventura onde o caminho é tão valioso quanto o destino.

1 – Entenda qual é seu estilo de viagem

Uma viagem de campervan é uma experiência única, mas nem sempre se encaixa no que todos desejam para suas férias. Existem vários aspectos a serem considerados, por exemplo, viajar com pessoas com as quais não possui intimidade ou com crianças pequenas que requerem cuidados específicos, as condições da campervan podem ser um desafio.

Além disso, é importante estar ciente de que dormir em uma campervan pode não proporcionar o conforto de uma cama convencional. Você pode se deparar com mosquitos, a necessidade de utilizar banheiros e chuveiros públicos, algumas vezes não ter a comodidade de um banho quente, ou até mesmo passar uma noite sem tomar banho .

Camping da road trip pela Tasmânia

2 – Quantos dias são necessários?

A quantidade de tempo necessária para dar a volta na ilha da Tasmânia depende muito do seu estilo de viagem e dos locais que você deseja explorar. Para uma experiência mais completa e sem pressa, eu sugiro reservar de 10 a 15 dias.

Esse período permitirá que você aproveite ao máximo os pontos turísticos, faça caminhadas, explore cidades e desfrute da beleza da ilha. Se tentar fazer isso em menos tempo, a viagem pode se tornar apressada, e você pode precisar pular algumas cidades ou atrações que desejava visitar.

Parte da road trip pela Tasmânia

3 – Quando é a melhor época do ano para viajar?

De dezembro a fevereiro é a alta temporada, extremamente propício para uma road trip pela Tasmânia, pois o clima está mais quente e os dias são mais longos. Porém é uma época popular para visitar, então esteja preparado para encontrar mais turistas e preços mais altos em acomodações.

De março a maio é outono na Tasmânia é uma época agradável para visitar. As multidões diminuem após o verão, o clima é ameno e as cores das folhas nas áreas rurais são deslumbrantes.

De junho a agosto, o inverno é a estação mais fria na Tasmânia. É ideal para quem gosta de esqui, pois você pode visitar áreas como o Mount Wellington para praticar esportes de inverno. A ilha é menos movimentada nessa época, o que pode ser uma vantagem se você prefere locais tranquilos.

De setembro a novembro, a primavera é uma época encantadora na Tasmânia, com flores desabrochando e temperaturas mais amenas. No entanto, esteja ciente de que as chuvas podem ser mais frequentes nessa época.

Nós fomos no meio de abril e estava um frio bem tolerável e só choveu um dia. Eu sinceramente não encararia uma viagem de campervan no inverno da Tasmânia (sou bem friorenta), mas se você se considera uma pessoa tolerante ao frio, por que não?

Por do sol na Tasmânia

4 – Se possível, planeje a viagem com antecedência

Definitivamente, é recomendável planejar sua viagem com bastante antecedência, especialmente quando se trata de reservar uma campervan na Tasmânia. Fazer uma road trip pela Tasmânia é uma atividade muito popular na Austrália, principalmente determinadas épocas do ano, a disponibilidade de vans pode se esgotar rapidamente. Além disso, ao reservar com antecedência, você terá acesso a uma variedade maior de opções de campervan e motorhome, bem como a preços mais acessíveis.

5 – Como alugar o veículo?

Antes de alugar o veículo, talvez seja interessante entender um pouco qual deles atende suas necessidades. Existem basicamente dois tipos, a motorhome é um veículo maior, eles são projetados para oferecer mais espaço e conforto e inclui áreas para dormir, cozinha e banheiro.

Já a campervan, é menor e baseada em uma van comum que foi convertida para oferecer espaço para dormir e cozinhar.

Em resumo, a diferença fundamental é o banheiro e o espaço da motorhome que proporciona maiores comodidades. A gente escolheu a campervan por estar mais barata e porque já tínhamos viajado antes e ela atendeu bem nossas necessidades.

Se você vai viajar em mais de duas pessoas, a motorhome é mais indicada para que seja uma viagem confortável para todos.

E assim como o aluguel de carro, na Austrália é muito comum encontrar empresas que alugam campervan e motorhome. Você vai conseguir encontrar facilmente em uma pesquisa rápida no Google. Importante levar em consideração que essa empresa tenha locais para pick up e drop off na cidade que você pretende iniciar e terminar sua viagem.

Campervan da nossa road trip pela Tasmânia

6 – Descubra o que te interessa

Faça uma pesquisa minuciosa sobre a Tasmânia, veja fotos e diferentes opções de roteiros para identificar quais pontos são indispensáveis para seu itinerário.

Caminhada Tasmânia

7 – Calcule o tempo de deslocamento

Após selecionar os destinos essenciais da sua road trip, é crucial calcular o tempo necessário para se deslocar entre cada ponto de parada. Além disso, é importante levar em consideração um tempo médio para explorar cada local.

A Tasmânia é conhecida por suas estradas que cortam paisagens naturais, repletas de vida selvagem, incluindo cangurus, o que torna perigoso dirigir à noite. Chegar no seu destino final antes que escureça é essencial para evitar acidentes, como atropelamentos de animais.

Dica: eu gosto de desenhar um mapa do lugar quando estou fazendo um roteiro, assim eu vou fazendo anotações no desenho e colocando os pontos principais. Na minha opinião é uma boa forma de visualizar o caminho que vou fazer e a ordem de cada parada.

Paisagem Tasmânia

8 – Posso passar a noite em qualquer lugar?

Não, não pode!

Por lei, você não pode dormir em qualquer lugar, inclusive vai ser muito comum encontrar placas em parques ou estacionamentos dizendo que é proibido passar a noite lá. Se você for pego dormindo dentro do veículo em um lugar que não é específico para isso, provavelmente será multado.

Porém, a Austrália é um país profundamente enraizado na cultura do camping, oferecendo uma ampla variedade de opções de acampamento, tanto pagas quanto gratuitas.

Os campings pagos, em sua maioria, proporcionam uma experiência completa, incluindo instalações como banheiros, áreas de recreação e, às vezes, churrasqueira. Além disso, você pode escolher entre locais com energia (powered sites) ou sem energia (unpowered sites) para o seu veículo. A disponibilidade de energia pode ser crucial, especialmente em climas frios.

Já os campings gratuitos, embora econômicos, muitas vezes oferecem apenas um espaço para estacionar, geralmente sem infraestrutura. Por isso, a escolha entre ambos os tipos de camping dependerá das suas necessidades e da experiência desejada durante a sua viagem.

Nós usamos muito na nossa viagem de campervan para Queensland as áreas de descanso que são estacionamentos destinados para que as pessoas passem a noite, sempre oferecem banheiro e em alguns lugares também chuveiro. Embora a gente tenha utilizado as áreas de descanso também na Tasmânia, lá você já não encontra com a mesma facilidade.

Céu azul na road trip da Tasmânia

9 – Então devo reservar acomodações?

Bom, essa questão é muito individual, mas vale ressaltar algumas coisas aqui sobre a Tasmânia. Já sabemos que a Austrália possui uma infraestrutura maravilhosa para road trips, mas se você está acostumada com New South Wales e Queensland fique sabendo que a Tasmânia ainda não chegou nesse nível de estrutura.

Além dos hotéis nas cidades maiores, nós não reservamos nenhum caravan park com antecedência, deixamos para ir reservando no caminho. Ou então estacionamos a campervan em uma área de descanso e passávamos a noite lá. No geral, funcionou bem. Mas tem uma parte específica do roteiro que nos sentimos totalmente desamparados, não conseguimos encontrar nenhum banheiro para tomar banho, nem privado, nem público, nadica. Foi aí que passamos um dia sem tomar banho hahaha.

Então se essa situação é inaceitável para você, te aconselho organizar suas paradas para passar a noite baseadas em lugares que possuem hotéis ou até mesmo campings que você possa tomar um banho.

Ps. Se você for viajar de motorhome, precisa ter em conta que precisará fazer paradas em locais que você consegue fazer a manutenção do veículo, abastecer água, energia etc. É importante ter isso em conta na hora de organizar sua road trip pela Tasmânia!

Road trip pela tasmania

10 – Quase tudo nessa vida tem solução!

Planejar com antecedência e conhecer as possíveis situações que você encontrará durante a viagem ajudará a garantir que você esteja preparado e aproveite ao máximo essa aventura única na Tasmânia ou em qualquer outro destino. Por isso vou te contar aqui algumas ferramentas que utilizei para facilitar nossa viagem.

WikiCamps, é um aplicativo completo com quase todos os campings e caravan parks (pagos e gratuitos) do país. Além disso, ele oferece os endereços, onde encontrar água potável, banheiro, áreas de descanso e na minha opinião o mais legal é que os usuários podem deixar um review dos lugares com as condições e os valores atualizados. O aplicativo é pago, embora voce tenha que pagar uma única vez. Na minha opinião, vale muito a pena!

CamperMate, esse é um aplicativo gratuito, com a mesma ideia do WikiCamps, você pode encontrar pontos de acampamentos e acomodações, postos de gasolina, caixas eletrônicos, Wi-Fi, chuveiros e muito mais. A função de mapas offline significa que você não precisa ter recepção móvel para usar o aplicativo.

National Public Toilet Map, o aplicativo é um enorme banco de dados gratuito de mais de 19.000 banheiros públicos em toda a Austrália. Mas se você já possui WikiCaps por exemplo, provavelmente você não vai precisar desse aplicativo.

FuelMap, este aplicativo oferece preços dos combustíveis em tempo real, para que você possa encontrar o lugar mais barato perto de você e registrar seus próprios quilômetros e uso de combustível.

EmergencyPlus, foi criado pelo governo australiano para que os usuários pudessem compartilhar sua localização, via GPS, com equipes de resgate de emergência. Com incêndios florestais e tempestades ocorrendo naturalmente na Austrália, este aplicativo pode ser interessante para sua road trip pela Tasmânia.

First Aid app (By St Johns Ambulance), fornece informações de primeiros socorros, e você não precisa ser treinado em primeiros socorros para usar este aplicativo, pois todas as informações são simples e fornecidas em termos leigos.

Weatherzone, é o meu aplicativo de meteorologia preferido, acho ele mais completo e sempre comparo com o aplicativo que vem no IPhone, acho que ele tende a acertar mais a previsão do tempo, principalmente de chuva.

TravelSpend, é um aplicativo para registrar seus gastos. Se você viajar em grupo, pode adicionar mais usuários e cada um pode ir adicionando os gastos na mesma viagem. Inclusive, estou usando durante minha viagem para Ásia foi um dos melhores investimentos que fiz.

Depois de ler tudo isso, você se deu conta de que a organização de viagens não é muito sua praia? Então vem aqui ler esse post onde eu conto qual foi o meu!

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre como organizar sua road trip pela Tasmânia, me manda uma mensagem!

Deixe um comentário